Da pequena à grande empresa, a maioria se apoia na tecnologia para desenvolver suas atividades. Em cada uma, o setor de Tecnologia da Informação atua de diferentes maneiras, de acordo com a sua infraestrutura. Dessa forma, para manter os usuários focados em suas funções, sem perder a qualidade no desempenho de TI, cresceu a necessidade de contratar um outsourcing de Service Desk.

O serviço auxilia as empresas a crescerem e se modernizarem, no qual o apoio de TI se torna essencial. Assim, o setor deixou de ser apenas operacional para se tornar estratégico. E umas das melhoras formas de otimizar as operações tecnológicas e contar com um suporte especializado foi o Service Desk.

Ele centraliza todos os processos de TI e sua manutenção periódica. O Service Desk não é acionado apenas para solucionar problemas, como quedas de sistemas, falhas de segurança ou problemas técnicos, mas ele age de forma a minimizar futuros problemas. E ainda há muito mais atribuições, o que veremos a seguir!

CONTRATAR UM OUTSOURCING DE SERVICE DESK: O QUE ESPERAR?

O termo outsourcing significa terceirização, no mundo empresarial significa que outra empresa é contratada para desenvolver certa área. Dessa forma, o caso da terceirização de TI, permite à empresa focar no seu core business enquanto conta com um time de especialistas externos que gerenciam todas as atividades ligadas a softwares, equipamentos e aplicações.

Imagine a rotina de uma empresa, que precisa acessar informações a todo momento para fechar negócios no espaço digital, contatar clientes, disponibilizar serviços e muito mais. Qualquer falha nesses processos pode causar prejuízos. Por isso, o Service Desk soluciona problemas como esse e ainda tem outras funções, como:

  • monitoramento de todos os processos de TI para a continuidade das atividades;
  • alinhamento com os objetivos da empresa com foco nos processos estratégicos que demandam atuação de TI;
  • supervisão de ciclo de vida de softwares;
  • atendimento de chamados, com definição de tempo mínimo de espera e prioridades, de acordo com o SLA contratado;
  • segue as melhores práticas de TI;
  • analisa reincidentes e define estratégias para melhorias;
  • gerenciamento de segurança da informação;
  • comunicação com os usuários sobre progresso de chamados e atualizações feitas

Sendo assim, contratar um outsourcing de Service Desk se trata de uma grande mudança capaz de trazer diversos benefícios. Mas até chegar na implementação do serviço, há uma checklist de Service Desk que toda a empresa deve seguir para contratar o melhor suporte.

OS BENEFÍCIOS DO SERVICE DESK

São inúmeras as vantagens que a contratação de um Service Desk proporciona. Por isso, iremos listar algumas das principais que trazem mudanças práticas para a empresa. Veja:

REDUÇÃO DOS CUSTOS

Em médio e longo prazo, delegar a operação de TI para uma empresa externa traz redução de custos. E isso pode ocorrer de diferentes formas. Pode ser na redução e alocação de pessoal na empresa, menor prejuízo financeiro por problemas técnicos de TI, maior rendimento e produtividade interna, atualizações e manutenções centralizadas, entre outras economias.

GERENCIAMENTO DE REDE

De forma remota, o Service Desk atua no monitoramento de todos os dispositivos conectados à rede. Assim, ele garante o funcionamento constante, o que é fundamental para a empresa. Sua atuação também é preventiva para que hardwares e sistemas operacionais tenham o desempenho esperado com segurança.

GESTÃO RÁPIDA DE INCIDENTES

É no dia a dia corporativo, que a empresa percebe o quanto a solução de problemas de maneira rápida e eficiente é importante. Ao contratar o outsourcing de Service Desk, sua empresa contará com um suporte que atende aos chamados técnicos com agilidade e segurança. Assim como atuará para reduzir riscos de falhas no setor.

UM TIME DE TI MAIS ESTRATÉGICO

As empresas que oferecem Service Desk buscam ter em suas equipes de TI profissionais especializados no serviço. Aliás, muitos já possuem experiência na área e a atuação com diferentes empresas lhes proporciona uma bagagem de conhecimento exclusiva. Portanto, ao optar pela terceirização, a empresa conta com uma equipe focada em TI que terá mais capacidade para solucionar problemas e oferecer soluções mais assertivas.

MAIOR SEGURANÇA

Toda a gestão de segurança de TI é desenvolvida pela equipe de Service Desk. Além de manter backups constantes do banco de dados, a equipe cria um planejamento de segurança que engloba diferentes fatores. Assim, softwares de segurança são atualizados, são implementadas melhorias contra invasões cibernéticas e usuários são aconselhados sobre as melhores práticas.

Por fim, ao contratar um outsourcing de Service Desk, ainda mais serviços podem ser adicionados. É necessário também conhecer a empresa, assim como seu histórico no ramo.

A b2finance tem mais de 20 anos de experiência em soluções para TI. Com um time de especialistas em Service Desk, trabalhamos para alavancar o crescimento da sua empresa, focando em pontos estratégicos para seu desenvolvimento. Saiba mais aqui como funciona nosso Service Desk e seja nosso parceiro!

Referências: Impacta