Contar com uma equipe de alta performance é um dos maiores desejos dos gestores. Principalmente no setor de TI, em que seus membros são altamente qualificados e suas habilidades são cada vez mais procuradas no mercado. Para aproveitar ao máximo esse diferencial, se torna essencial uma gestão de equipe de TI de alta performance que combine resultados e pessoas.

Entretanto, a capacidade de gerir pessoas em TI requer muita atenção. Cada membro possui sua especialidade, ambições e necessidades. Combinado a isso, a própria empresa tem seu plano de negócio. Então, cabe ao gestor considerar cada uma dessas especificidades e traçar estratégias que alcancem as metas e objetivos.

Dessa maneira, as ações planejadas devem abranger aspectos gerais da empresa e pontuais da equipe. Ambos devem estar em equilíbrio e capazes de permitir que todos façam seu trabalho com excelência. Pensando nisso, listamos 5 dicas para extrair o melhor da sua equipe de TI. Confira!

POSICIONE TI ESTRATEGICAMENTE

Apesar de cada empresa possuir necessidades diferentes para seu setor de TI, ele deve assumir um papel estratégico. Isso significa que o setor deve compreender as demandas da empresa e trabalhar para o crescimento do negócio. Portanto, gestor e equipe devem conhecer profundamente as metas da empresa, seus concorrentes, últimas tecnologias e demais fatores.

Dessa maneira, todos saberão como atuar de maneira específica em prol da empresa. Assim como terão o conhecimento de como sua atuação pode ser capaz de alterar os rumos da empresa. Ao mesmo tempo, o setor de TI será reconhecido como parte essencial da engrenagem tornando-se suporte para a empresa no intuito de garantir destaque no mercado.

MAPEIE E ORGANIZE SEUS PROCESSOS

Uma gestão de equipe de TI de alta performance exige que se elimine ao máximo possíveis gargalos na execução dos processos. Para tanto, o gestor deve analisar como as atividades da equipe são conduzidas e identificar a qualidade do modelo de trabalho usado. Assim, ele poderá mapear possíveis falhas, retrabalhos e desperdícios nos processos.

No entanto, também vale reunir a equipe e coletar sugestões sobre como os processos podem ser otimizados. Incluir a equipe nessa organização também permite aos que têm contato frequente com esses processos, apresentarem um visão especializada.

CONSTRUA UMA CULTURA DO FEEDBACK

Incentivar a prática do feedback é primordial para que a equipe de TI alcance uma alta performance. Ademais, bugs e falhas no sistema são comuns, erros que podem ser evitados no futuro com o diálogo entre gestor e equipe. Da mesma maneira, a gestão de pessoas depende de uma abertura para evitar conflitos ou equívocos. Portanto, incentive as conversas francas e construtivas, assim como aproveite o feedback para reconhecer bons desempenhos na equipe.

OTIMIZE A COMUNICAÇÃO

Por ser um setor com ramificações extensas, TI precisa ter um fluxo de informações direto e nítido. Somente com uma comunicação eficiente, a equipe de TI poderá atuar com alta performance. Dessa maneira, crie estratégias para evitar falhas na comunicação com a equipe. Elas podem ser reuniões periódicas, adoção de canais de comunicação instantânea, compartilhamento de conhecimento e o estímulo ao questionamento.

Contudo, a forma como a informação vai ser transmitida precisa ser a mais clara possível. Por isso que as reuniões com a equipe podem ser o momento ideal para impedir ruídos na comunicação. Nas reuniões, informe, atualize e oriente sobre as atividades delegadas, assim como solucione dúvidas da equipe.

DEFINA PLANOS DE CARREIRA

A alta procura por profissionais de TI especializados torna mais difícil reter bons talentos nas empresas. No entanto, contar com uma equipe de TI de alta performance também depende da forma como o gestor valoriza seus membros. Nesse sentido, a criação de um plano de carreira é ideal para manter todos motivados e conscientes de onde podem chegar.

Portanto, é responsabilidade do gestor ouvir as ambições de cada membro da equipe e construir um plano de carreira que o permita chegar onde deseja. Para isso, ele também deve criar possibilidades para o colaborador se desenvolver. Desse modo, será possível criar uma equipe mais competente.

Outra dica para desenvolver uma equipe de TI de alta performance é traçar seu dimensionamento. Assim, você garante um número de colaboradores necessário. Veja como fazer esse dimensionamento neste artigo!

 

Referências: Kenoby e Runrun.it