Muitas vezes nos deparamos com alguns termos cujo significado pode não estar muito claro. Os indicadores KPI são um exemplo. Porém, atenção, entender o que é um KPI pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. Veja mais detalhes a seguir.

O que são indicadores KPI?

Em uma tradução livre, a sigla significa Indicadores-chave de Desempenho, do inglês Key Performance Indicator. Consiste em uma técnica de gestão de acompanhamento constante de todos os processos e atividades realizadas pela sua empresa. O intuito é corrigir ou ajustar determinados comportamentos ou situações para alinhá-los aos objetivos do negócio.

Indicadores KPI e seus benefícios para o desenvolvimento de uma empresa

Se o seu negócio envolve vendas para o varejo, por exemplo, é muito importante conhecer a satisfação do consumidor final. Certo? Também é importante saber quantos de seus revendedores estão satisfeitos. Tanto com relação à qualidade do atendimento de seus representantes, quanto com a distribuição dos produtos.

Esses são apenas exemplos para demonstrar que a informação que você pretende obter deve estar relacionada com o seu negócio. Podem ser 2 ou podem ser 10. O número de indicadores KPI é você quem determina. Ou seja, não tem nada a ver com o faturamento ou tamanho da empresa. O importante é tornar os processos cada vez mais autônomos e inteligentes para facilitar a rotina e a tomada de decisão.

Seus indicadores de resultados atuais podem se transformar em KPI

Alguns indicadores utilizados no dia a dia podem ser excelentes indicadores KPI. Tais como:

  • ROI (return on/over investiment) das ações de marketing e trademarketing;
  • CAC (custo por aquisição de cliente) da área comercial;
  • Satisfação do time e até mesmo dos clientes.

O ideal é que cada equipe saiba o impacto de cada atividade sobre os KPIs da empresa. Inclusive, muitas já atrelam esses indicadores às políticas de Recursos Humanos que envolvem remuneração variável e promoções, por exemplo.

Considere os seguintes fatores ao definir seus indicadores KPI

O primeiro ponto é entender qual a relevância para o negócio. Se você vê o negócio crescer, é isso que seu KPI deve estar te mostrando. Em seguida, avalie como os dados serão obtidos, a metodologia deve ser clara e objetiva, de modo que todos os envolvidos possam compreender rapidamente as informações geradas.

Isso nos leva ao terceiro ponto: os indicadores KPI devem ser as principais ferramentas para a tomada de decisão. Não significa que não deve levar em conta sua experiência, pelo contrário, apoie-se nos dados apenas para confirmá-la!

E, por último, a periodicidade. Defina de quanto em quanto tempo os dados dos indicadores KPI serão analisados e quai ações serão decorrentes dessa análise.

Para que tudo isso funcione de maneira fluida e positiva, mantenha os envolvidos informados da importância de cada indicador. Assim, engajado nos processos de gestão, cada colaborador pode apresentar excelentes sugestões de melhoria!

Acompanhe nossas atualizações e fique por dentro das dicas para otimizar o seu negócio. Siga-nos no Facebook!

Referência: Internet Inovation.