Era comum as áreas de TI e marketing estarem separadas em seus projetos próprios, sem as contribuições que uma poderia dar para a outra. Mas esses tempos se foram. Com a maior presença da tecnologia em diversas partes das nossas vidas, seria natural que o marketing fosse integrado nesses espaços antes impensados. Afinal, as empresas estão onde os clientes estão. Sendo assim, foi inevitável a união de TI com marketing.

Podemos dizer que TI contribui em diversos aspectos, mas principalmente na criação e suporte de ferramentas para o desenvolvimento dos processos de marketing. No entanto, também o marketing se apoia na tecnologia no mundo digital.

Dessa maneira, seja qual for o papel que uma área influencia na outra, os dois times hoje andam integrados. O efeito dessa união proporciona a criação de projetos mais elaborados e mantém a empresa competitiva. A seguir, apontamos benefícios para o negócio que consegue alinhar TI com marketing com eficiência!

ALINHAMENTO DE OBJETIVOS

Qualquer que seja o projeto em que estão envolvidas as duas áreas, a comunicação é fundamental. Assim, parte dos gestores de TI e marketing observarem a melhor maneira de passar para todo o time a visão e necessidades de um cliente. Assim como é importante o alinhamento de toda a empresa em prol dos objetivos em comum e como cada time pode atuar para atingi-los.

A partir daí, a criação dessas estratégias de produção permitirão ter maior nitidez de como ficará o trabalho final. Pois, não adianta imaginar que TI consegue fazer de tudo, nem que as necessidades tecnológicas de marketing de um cliente podem ser alteradas sem problemas. É necessário que as áreas dialoguem para encontrar a melhor solução.

O mesmo ocorre no desenvolvimento de ferramentas para marketing, TI precisa conhecer as necessidades de marketing com profundidade para criar soluções assertivas.

PERSONALIZAÇÃO

Saber como se comporta o consumidor é uma das dúvidas que mais cercam o marketing. E TI pode ser uma mão na roda nesse aspecto. Funciona assim: TI consegue coletar dados sobre acessos dos clientes, horas que pesquisam, o que buscam e o que comentam. Lembrando que essa é apenas uma pequena quantidade de dados possíveis de extrair, existem diversas possibilidades.

Assim, marketing consegue desenvolver produtos personalizados e encontrar o público alvo mais fácil. Da mesma maneira, clientes ficam mais satisfeitos.

TI COM MARKETING: SUPORTE PARA INOVAR

Não há como não destacar a qualidade de TI de criar ferramentas para diversas áreas da empresa. Afinal, essa é uma das das características de um TI estratégico. Apesar disso, várias ferramentas já foram desenvolvidas, mas sem a especialização necessária. É necessário ir além de plataformas para monitoramento das redes sociais, por exemplo. A demanda consiste em ferramentas que integrem todos os processos de marketing.

Portanto, cabe ao time da tecnologia projetar qual seria a melhor solução para marketing com o acompanhamento de perto. Essa ferramenta traria benefícios como integração de dados de clientes, direcionamento de tarefas, visão holística de um projeto, comunicação facilitada, entre outros.

MAIOR SEGURANÇA

Com a computação em nuvem, TI é capaz de proporcionar ao marketing maior segurança de seus dados. O que ganhou mais destaque em uma era em que informações valem muito. Pois, pensando numa estratégia de mercado confidencial, a proteção desses dados se torna algo essencial.

Assim sendo, existem opções online e ferramentas específicas que evitam crimes cibernéticos que possam atingir a área de marketing. Com o apoio de TI com marketing, fica possível escolher o modelo de segurança ideal.

E na sua empresa, há integração de TI com marketing? Como você enxerga essa união? Deixe seu comentário!

Referências: Exame, IMasters e Harvard Business Review