Em uma pequena aldeia chamada Macondo, seus moradores recebiam as novidades do mundo por meio dos ciganos que os visitavam. A cada visita, surpresa e espanto, como o dia em que conheceram o gelo e o imã. Essas novidades davam um novo sentido para o cotidiano ao tornar a vida mais fácil. Pulamos para o século XXI e a última novidade tem nome, é a IoT, a Internet das Coisas, tema que vamos falar hoje!

Essa história faz parte do livro “Cem Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez e nos ajuda a refletir sobre como a tecnologia afeta nossas vidas. Em especial, a IoT (Internet of Things), que está revolucionando a forma como trabalhamos e vivemos. Ela é a atual responsável por integrar tecnologias e fornecer dados sobre elas.

O diferencial está no que a Internet das Coisas pode oferecer para nossa vida profissional. Ao ter diferentes objetos – e quando falando diferentes, pode ser qualquer um – conectados por meio da internet, é possível acessar diversos dados. Assim, cabe à empresa analisar esses dados e extrair soluções com eles. Mas como isso é possível? Falaremos a seguir!

TURBILHÃO DE DADOS

São infinitas as possibilidades que a IoT oferecem para empresas. Até 2020, a estimativa é que existam 5 trilhões de gigabytes de dados gerados por 20 bilhões de dispositivos conectados. Mas vai se sobressair aqueles que conseguirem dar sentido para esses dados.

Diante disso, o desafio será transformar uma informação valiosa a favor dos clientes e empresa. Assim, os benefícios se irão se concentrar em uma melhor experiência para o cliente e colocar a empresa a frente. Sendo que essa transformação digital terá como base a automatização dos processos. Veremos a seguir alguns exemplos de como o seu negócio pode tirar vantagem.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Algumas empresas já colocam em prática essa opção. O produto da empresa informa o setor de manutenção se a máquina começa a apresentar sinais de defeito. Assim, a própria empresa  se antecipa e manda uma equipe técnica para o usuário. São feitos os reparos e dessa maneira, economizam custos de operação e manutenção. Assim como a confiança do consumidor aumenta na empresa.

IMPULSIONAR VENDAS

As pequenas e médias empresas podem se beneficiar de várias facilidades. Entre elas, a análise contínua sobre componentes conectados a rede. Então, se é constatado que são necessárias reposições, o empresa se prontifica a oferecer o produto para o cliente. O que também impede a perda de vendas para os concorrentes.

PRODUÇÃO EM TEMPOS DE IoT

Essa é a área mais beneficiada da Internet das Coisas. Nas fábricas essa é uma realidade aplicada na avaliação do rendimento de equipes, disponibilidade de material, controle de energia e controle de saída de produto. Dessa maneira, a compilação de dados trará informações valiosas que podem melhorar a produtividade.

LOGÍSTICA

Seja qual for o produto, é possível receber dados sobre sua entrega. Da mesma maneira, rastrear os pedidos para avaliar como anda o processo até a chegada no cliente. A conexão dessas informações com demais setores pode aumentar sua eficiência para impedir atrasos na entrega. Ademais, o cliente terá um melhor atendimento nessa área.

Nesse sentido, outra novidade que tem destaque nas empresas é a Inteligência Artificial. A sua empresa também pode aplicar estratégias desse cunho. Leia sobre o assunto aqui no nosso blog!

Referências: Blog ERP Brasil e Connect Americas