Independentemente do setor econômico, toda indústria sempre tem como objetivo aumentar sua produção. Isso indica que as vendas aumentaram, o que é sempre um bom sinal. Porém, para garantir que haja uma boa margem de lucro, é fundamental que exista uma boa gestão da produção industrial.

Saber relacionar diversos fatores internos, como estoque e recursos humanos, com os fatores externos, como o cenário econômico, é o que vai garantir o sucesso do negócio. Confira em nosso artigo alguns fatores que devem ser levados a sério para melhorar continuamente a performance de sua empresa.

O fator humano na produção industrial

Geralmente, quando há um aumento na produção, não é tão simples aumentar o time proporcionalmente. Então começam as estratégias de novos turnos e horas extras, por exemplo. No entanto, é preciso considerar que as pessoas são fundamentais para a otimização da produção industrial e, por isso, suas expectativas devem estar alinhadas com  o planejamento da empresa.

Além dos investimentos necessários em tecnologia e equipamentos, considere também investir na melhoria dos benefícios e em treinar não só sua equipe de produção, mas também os líderes a como fazer uma gestão estratégica. Há muitos casos em que os trabalhadores deixam sua posição não pela empresa em si, mas justamente pela relação tóxica com seu superior direto.

Otimize processos e aumente a produtividade

Alguma vez já reavaliou os processos da sua empresa? Quantas pessoas estão envolvidas nele, quanto papel é gerado, quantos e-mails até que algo se decida? Lembre-se que tudo isso é tempo, então, quanto mais tempo você economizar com burocracia, melhor será o rendimento de sua equipe. A sua folha de pagamentos não vai diminuir

Redução dos custos de produção

Dedique-se a compreender em detalhes qual é o cálculo do custo de sua produção industrial. Relacione as despesas que envolvem folha de pagamento, gastos fixos como energia e água, insumos, logística, e reúna sua equipe de gestores para buscar como e quanto cada despesa pode ser reduzida.

Considere também a possibilidade de contratar consultorias especializadas, o investimento muitas vezes pode ser recuperado rapidamente devido às economias geradas.

Reavalie seu portfólio de produtos ou serviços

Ao pensar em alguma inovação ou melhoria, será necessária a implantação de algumas análises e controle de qualidade, o que fará com que os processos da produção industrial sejam também reavaliados. Além disso, melhorias devem estar relacionadas com o que seus clientes e consumidores buscam. Por isso, considere aplicar pesquisas de mercado para identificar tendências de consumo, isso pode trazer diversos insights que envolvem a performance de produção de sua empresa.

Antes de qualquer decisão, planeje tudo em detalhes: custos, previsão de lucratividade, necessidade de financiamentos, nível de satisfação do cliente, otimização do tempo de produção, entre outros fatores. Inclusive, existem softwares especializados que podem te ajudar nesses cálculos e te ajudar a tomar decisões mais assertivas.

Então, lembre-se que aumentar a performance de sua produção industrial envolve considerar a importância do fator humano, tanto da liderança quanto dos times de produção, e em aplicar técnicas de melhoria contínua, reavaliando tanto os processos quanto os produtos em si, buscando maior consonância com o mercado.

Agora é hora de se inscrever em nosso  blog e receber atualizações como essa semanalmente, clique aqui!

Referências: HZen / Mercado em Foco / Frigocenter