Um sistema de gestão ERP tem a finalidade de integrar todos os processos de uma empresa. Isso não é uma tarefa fácil. No processo de implementação, às vezes, acontece de um módulo ou outro não ser explicado ou compreendido bem, fazendo com que o sistema não seja aproveitado em todo seu potencial.

Pensando nisso, reunimos algumas informações úteis para que suas atividades estejam sempre automatizadas. E, claro, gerando relatórios para o devido acompanhamento e controle.

Prepare sua equipe para utilizar o sistema de gestão

Um dos maiores problemas enfrentados nas empresas em relação ao sistema de gestão é justamente a cultura organizacional. Aqueles procedimentos que antes levavam horas, podem ser consultados a qualquer instante. Por isso, a rotina de muitos departamentos pode mudar muito. Portanto, é muito importante que o treinamento seja realizado de forma gradativa, permitindo aos colaboradores a devida adaptação ao sistema.

Outro benefício do mapeamento estruturado dos processos estar integrado ao sistema é a possibilidade de gerar os diagnósticos de uso. No caso do ERP Protheus (TOTVS S/A), é possível analisar em detalhes o log. Em outras palavras, a utilização de cada colaborador. Dessa forma é mais fácil entender o que precisa ser ajustado e/ou orientado em cada departamento.

Conheça todas as funcionalidades disponíveis

Algumas das possibilidades de integração entre o sistema e o seu negócio vão:

  • Desde opções de templates em cores diferentes, possibilidade que o Protheus (TOTVS S/A) oferece e que ajuda na familiarização com a ferramenta;
  • Até como configurar um acesso rápido no menu inicial com as funções mais importantes para cada processo e departamento.

Com um sistema de gestão integrado à rotina, as decisões de gestão serão mais assertivas. Os próprios colaboradores terão mais tempo para se dedicar a pensar estrategicamente.

Tecnologia e mobilidade favorecendo sua gestão

Além dos benefícios que já citamos, há muitos dados que podem ser configurados para acesso remoto de notebooks, tablets e até mesmo de smartphones. Assim, quando estiver em uma reunião e precisar consultar algum dado, poderá fazer isso instantaneamente.

Considere também que, em alguns casos, o investimento no sistema de gestão pode estar relacionado a um upgrade nos seus equipamentos físicos também, devido à capacidade de armazenamento e processamento de dados.

Então, para potencializar a gestão de seu negócio com o sistema de gestão, treine sua equipe para um novo contexto organizacional. Mas faça o devido acompanhamento dos processos após a implementação para garantir que a integração seja perfeita, auxiliando a gestão da melhor forma possível. Leia também nosso artigo sobre como a governança de TI pode ajudar a reduzir gastos na sua empresa.

E você, o que tem feito em sua empresa para aproveitar cada vez mais todo o potencial do seu ERP? Deixe seu comentário!