Toda rotina de trabalho, independentemente do ramo de atuação, utiliza diferentes tipos de tecnologia. Pode ser acesso à internet, computadores, impressoras, serviços de telefonia, entre outros. A área de TI, geralmente, oferece o Service Desk, um serviço focado em atender as necessidades internas de modo a reduzir o impacto em produtividade de decorrente de alguma falha.

Porém, a área de TI possui diversas demandas estratégicas. Será mesmo viável manter profissionais para resolver problemas como “meu e-mail não abre” ou “meu PC não está ligando”?

Uma solução para atender essas demandas internas, ou mesmo externas, dependendo do nível de complexidade, é a utilização do Outsourcing de TI. Acompanhe nosso artigo para mais detalhes!

Outsourcing de TI como solução para o Service Desk

Investir no outsourcing de TI, também conhecido como terceirização, é uma solução cada vez mais adotada pelas empresas e gera diversos benefícios para o negócio, além de permitir que o setor adote uma postura mais estratégica nas organizações, agregando valor e ajudando no crescimento do negócio.

Conheça as principais vantagens de utilizar o outsourcing para Service Desk:

1. Assistência Especializada

Uma empresa especializada em Service Desk possui um grande know-how. Isso significa que a possibilidade de resolução das demandas com mais agilidade e logo no primeiro contato são muito maiores.

Além disso, seus colaboradores são divididos por plataformas. São capacitados constantemente em sua área de atuação para acompanhar a evolução do mercado. Inclusive, isso por ser garantido contratualmente, através das SLAs (Acordo de Nível de Serviço).  Esse acordo define os resultados esperados pelo contratante, que obrigatoriamente apresentará as métricas dos indicadores de desempenho definidos. Muitas empresas adotam um sistema de penalidades para a terceirizada no caso de metas não cumpridas.

2. Redução de custos

Outro fator importante em qualquer organização: reduzir custos. O outsourcing de TI pode ter um impacto positivo nesse contexto, pois não há a necessidade de aquisição de materiais, equipamentos e profissionais específicos para esse fim.

Além do que, é possível encontrar opções de terceirização em que o pagamento é realizado de acordo com a necessidade e a demanda. Dessa forma, a empresa pode prever as despesas e organizar melhor o fluxo de caixa.

3. Acesso à tecnologia de ponta

No mercado competitivo que vivemos hoje, especialmente na área de tecnologia, são lançados novos recursos e soluções regularmente. A maioria tem impactos positivos e melhoram a produtividade, aprimoram a qualidade das entregas e podem até mesmo reduzir custo com alguma otimização.

Contar com um parceiro especialista no setor é como oferecer o que há de mais novo no mundo tecnológico. Isso pode se tornar uma vantagem competitiva para o seu negócio.

4. Atenção ao core business

Ao invés de lidar com problemas operacionais de TI, a gestão poderá dedicar mais tempo e energia no que gera receita para o negócio. Essa é uma dica valiosa não só para o outsourcing de TI de service desk, mas na vida corporativa: economize tempo dos líderes com processos que não são de sua especialidade.

5. Maior produtividade

Como a terceirizada é especializada em TI, há um constante investimento para oferecer um melhor serviço para seus potenciais clientes, o que impacta também em mais qualidade para as parcerias já firmadas. A experiência com diferentes empresas, departamentos e segmentos de negócio possibilita ao outsourcing uma maior eficiência nas operações.

Essa agilidade pode resultar em uma melhor experiência do cliente, tanto interno quanto externo, aumentando o nível de satisfação e, portanto, fidelização.

Como escolher um bom Outsourcing de TI

Para que todas essas vantagens se concretizem, o passo anterior deve ser tomado com cuidado, a escolha da empresa terceirizada. Para decidir quem vai prestar o serviço de service desk para sua empresa, a primeira tarefa deve ser realizada dentro de casa. É fundamental entender a real necessidade e fluxo de demanda.

Conhecendo os problemas que precisa resolver, é hora de buscar uma parceria. Considere sempre três principais fatores: flexibilidade, agilidade e referências.

Quanto mais flexíveis forem as possibilidades de contratação do serviço, maiores são as chances de economia. Além de demonstrar que a empresa entende as variações de demandas e necessidades entre os diferentes tipos de negócio.

A agilidade pode ser analisada desde o primeiro contato realizado, até a análise detalhada das métricas apresentadas como SLAs. Se o processo se iniciar com muita burocracia ou deixar dúvidas, pode ser um ponto de atenção determinante.

Depois, parta para as referências. Elas vão garantir que a oferta é, de fato, entregue. Ao pesquisar mais informações sobre o possível parceiro, você pode saber mais sobre a qualidade do atendimento de forma geral.

De fato, o outsourcing de TI para a implantação de um service desk especializado é uma excelente opção. Especialmente para empresas que buscam elevar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar o tempo disponível para se dedicar a tarefas estratégicas. Dessa forma, é possível otimizar o core business.

O que achou dessas vantagens? Aproveite e conheça a solução de service desk da b2finance especializada no ERP Protheus!

Referências: LeucotronPensoTI Especialistas.