Ficar atento às novidades, modernizar-se e implementar novos fluxos de trabalho. Essas são características de setores de TI competitivos. Aliás, aparece como principal estratégias dessa tendência, a terceirização de TI. Essa contratação pode gerar algumas dúvidas e nós vamos responder as mais comuns neste artigo.

Portanto, ao pensar em terceirizar um setor do negócio, logo surge o questionamento sobre como justificar essa escolha. Nesse caso, os serviços de terceirização  apresentam diversas vantagens que permitem ao gestor focar no core business da empresa.

Entre as funções desempenhadas pela terceirização de TI que mais ganham adeptos, está o Service Desk. Afinal, toda empresa procura por soluções rápidas em caso de problemas no setor, e suas implicações podem causar prejuízos para todo o empreendimento. Dessa forma, como saber que o serviço contratado supre minhas necessidades?

TENHA UMA VISÃO HOLÍSTICA

Todo gestor interessado na terceirização de TI deve analisar como esse serviço pode ajudá-lo a alcançar suas metas. Isso quer dizer determinar os aspectos fundamentais de TI que precisam do serviço e, pontuar as necessidades específicas deles. Da mesma maneira, levar em conta o tamanho, mercado e objetivos da empresa.

Essa é uma maneira do gestor ter uma visão geral e estratégica do que espera do serviço de terceirização. Assim, elencar as qualificações desejadas do contratante desejado.

VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO DE TI

É importante saber como justificar o investimento na terceirização. Pois a maioria enxerga que haverá menos custos para a empresa, mas como isso afeta o negócio? Ao ter uma equipe responsável pelo suporte de TI, se ganha em produtividade. Ou seja, há mais tempo para focar naquilo que importa.

Além disso, de acordo com o Service Desk contratado, por exemplo, é possível mensurar seus resultados. Garantindo que o serviço prestado é de qualidade. E ainda, quando se implementa a terceirização de TI, se ganha em soluções assertivas apresentadas pelo contratante. E ainda existem mais vantagens desse serviço, que deve ser capaz de suprir as demandas ao longo do crescimento da empresa.

ATENDIMENTO

O contrato de atendimento é um dos principais aspectos da terceirização de TI. Ele deve suprir as demandas da empresa e apresentar níveis de atendimento satisfatórios para o negócio. Assim, se garante que haverá uma equipe de atendimento pronta para resolver os problemas quando necessário e da forma desejada.

MELHORIAS

É vantajoso contratar uma empresa que implemente diversas melhorias no setor de TI. Elas podem ser atualizações nos sistemas usados, por exemplo, pois além de ser um fator que traz economia, permite que a empresa sempre esteja usando softwares atuais. Assim, haverá maior segurança nos dados e atividades desenvolvidas pela equipe de TI.

ALINHAMENTO DE INDICADORES

Empresas que estabelecem indicadores mínimos de resolução de problemas, trazem mais benefícios. Isso porque o contrato de terceirização de TI se torna mais mensurável e objetivo, o que demonstra que as necessidades da empresa estão sendo atendidas.

Além disso, determina que o nível desejado de serviço está nivelado ao que a empresa preza. Dessa forma, a terceirização se torna uma grande aliada.

EQUIPE QUALIFICADA

Não menos importante, é preciso garantir que a terceirização de TI conta com uma equipe especializada na infraestrutura e serviços que seu setor possui. Esse fator precisa atender com excelências suas necessidades e, se a contratada possui experiências no ramo, mais um ponto positivo.

Embora sejam muitas as variáveis na hora de contratar a terceirização de TI, essa decisão irá trazer benefícios para a gestão. Assim como para toda a empresa que poderá alocar recursos para outras áreas também.

A b2finance é reconhecida na prestação de Service Desk para empresas que usam o ERP TOTVS™ Protheus. Entre em contato neste link e conheça melhor as vantagens do nosso serviço!

Referência: Computer World