É acelerado o processo de modernização pelo qual passa o setor de TI. Ademais, não é para menos, novas soluções surgem todos os dias para facilitar a gestão e os processos. Desta vez, é a virtualização de dados que têm sido implementada em empresas que buscam otimizar o acesso ao banco de dados, cortar custos e melhorar a gestão.

Ao usar recursos disponíveis na nuvem, a virtualização de dados permite ao gestor e sua equipe flexibilidade na gestão de dados. Dessa forma, a contratação de uma empresa especializada na virtualização permite que a alocação de recursos humanos seja mais eficiente, de modo que a equipe se concentre em outras tarefas.

Entretanto, a técnica de virtualização de banco de dados ainda é novidade para alguns gestores de TI. Pois surgem dúvidas comuns sobre como ela funciona e como alteraria os fluxos de trabalho na equipe. Vejamos esses e outros pontos a seguir!

COMO FUNCIONA A VIRTUALIZAÇÃO DE DADOS

A solução de virtualização de dados consiste em que um sistema de um servidor é executado dentro de outros sistema. Para isso, a técnica exige que se tenha uma infraestrutura com alto potencial de armazenamento e processamento de informações. Dessa forma, são segmentados os recursos disponíveis em um data center entre diversas máquinas virtuais.

Assim, cada uma dessas máquinas funciona como um software autônomo que pode ser acessado remotamente. Sendo assim, gestor e seus colaboradores podem fazer alterações nos recursos disponíveis, assim como no desempenho. O que proporciona flexibilidade na gestão e maior facilidade na adaptação sobre as necessidades da empresa.

VANTAGENS

Com as alterações propostas pela virtualização de dados, o que muda? Muito! Toda a manipulação de dados e sua própria gestão de armazenamento provoca mudanças que trazem benefícios para equipe de TI e empresa. Veja quais:

MODERNIZAÇÃO

Com a transferência para a nuvem do banco de dados, toda a infraestrutura de TI se moderniza. Assim, retira do interior da empresa toda a gestão de dados, incluídos nesse processo também o uso de espaço destinado para os data center. O que facilita não só acesso aos dados por toda a equipe, mas também permite que tarefas como análise, processamento e armazenamento migrem para a nuvem, desafogando o servidor local.

SUPORTE E MANUTENÇÃO QUALIFICADOS

Ao contratar uma empresa especializada na virtualização de dados, a empresa interna contará com todo o suporte e manutenção necessária. Nesse contexto, são resolvidas dúvidas e problemas, assim como é oferecida toda a ajuda nessa migração de dados. Algumas empresas até oferecem treinamento para essa nova plataforma.

Portanto, essas mudanças permitirão ao gestor e sua equipe configurar o banco de dados virtualmente, ajustando-o para que entregue o desempenho desejado. Além disso, não será preciso atualizar sistemas ou trocar dispositivos.

FACILIDADE NOS BACKUPS

Com a execução das tarefas de banco de dados na nuvem, a programação dos backups será simplificada e mais segura. Já que com o novo aparato a equipe de TI desfruta de um hardware com maior capacidade e armazenamento, assim poderá agilizar o processo de backup.

ESCALABILIDADE

Uma das vantagens mais preciosas da virtualização de dados é a maior escalabilidade proporcionada pela técnica. Ao ser deslocado para a nuvem, o banco de dados terá seus recursos ampliados e a empresa contratante poderá diminuir ou aumentar os recursos segundo suas demandas. E claro, de acordo com as estratégias de atuação da empresa.

REDUÇÃO E ALOCAÇÃO DE GASTOS

Dessa maneira, ao usar somente os recursos necessários, a empresa terá uma redução de custos. Eles serão na manutenção de equipamentos, despesa somente com a quantidade de recursos utilizados e economia na operação dos dados. Sem contar o corte nos gastos com estrutura física que antes eram exigidos.

Assim, o gestor poderá alocar recursos de maneira mais estratégica e em novos investimentos para o setor. Tornando a empresa mais competitiva.

COMO ESCOLHER UMA CONSULTORIA ESPECIALIZADA

No entanto, a escolha da empresa que prestará o serviço também é outra decisão importante. Como última dica, pesquise a qualidade do trabalho da empresa terceirizada, converse com antigos e atuais clientes e busque por empresas experientes no serviço. Além disso, lembre-se de que o menor preço nem sempre é sinal de economia, o que pode trazer despesas no futuro.

A b2finance tem mais de 20 anos de experiência em oferecer soluções para o mercado de TI. Entre elas, a virtualização de dados, em que também é disponibilizado todo o suporte e manutenção necessários para essa mudança. Entre em contato e saiba mais como é feito esse serviço.

Referências: Profissionais TI