Saiba como o cloud pode beneficiar o varejo para melhorar o relacionamento com o novo consumidor
Tecnologia cloud reduz custos e aumenta eficiência nos processos empresariais
O cloud computing ou informatização na nuvem é uma técnica que consiste em armazenar arquivos, aplicativos e outros tipos de dados em uma rede que, por meio da internet, permite acessá-la de qualquer dispositivo, já que essas informações estão abrigadas em servidores digitais.
A migração para o cloud tem tornado as operações internas das organizações mais acessíveis. Esta é uma das tendências que se intensificou em virtude da pandemia e trouxe benefícios para pequenas e médias empresas em desenvolvimento.
Para varejistas, a tecnologia é essencial e permite criar um diálogo personalizado e claro para entender quais são as reais necessidades do novo consumidor e oferecer, de forma assertiva, o produto ou serviço do qual que esse cliente precisa.
Com as mudanças de comportamento no consumo, houve uma inversão de papéis: agora, a loja vai até o cliente e os recursos tecnológicos são, sem dúvida, meios que facilitam esta interação e aproximam o cliente das marcas.
Por que aderir ao cloud?
Optar por tecnologias inteligentes é uma forma de manter as empresas em evolução. Machine Learning, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas e Business Intelligence (BI), com o apoio da nuvem, chegaram para apoiar o crescimento das organizações.
De acordo com o líder da vertical de varejo da SAP Brasil, Elia Chatah, O varejo pós-pandemia vai ser cada vez mais tecnológico, mas ao mesmo tempo precisará ter cada vez mais humanidade.
“A tecnologia tem que ser aplicada para entender melhor os consumidores e principalmente para aproximar o varejo dos seus clientes. A tecnologia é um meio, e não um fim. Sem as pessoas a gente não muda nada”, afirma Chatah.
No formato tradicional, era preciso investir em servidores com alta capacidade de armazenamento. Isso eleva os custos da organização e era necessário obter a licença de uso dos softwares. Além de perdas de informações, existia a possibilidade do vazamento de dados que poderiam colocar o negócio em risco.
O cloud, por sua vez, tem custos mais baixos, mantém as informações em segurança e permite que a empresa economize com espaço físico, tempo e aumente a produtividade.
Como começar a transição para o cloud?
A inovação precisa partir dos executivos da empresa. Diretores, gerentes, líderes de equipe devem transportar esse conceito para todos os níveis da organização.
Em seguida, é preciso desenvolver um planejamento organizado em fases. Faça uma análise e observe as operações que podem ser digitalizadas e quais benefícios trarão para a empresa.
Ao pensar no varejo, lembre-se do cliente. É fundamental que haja um equilíbrio entre o que o consumidor deseja e o que você, como empreendedor, pode oferecer para ele. No caso de empresas com menor disponibilidade financeira, o ideal é implementar a tecnologia primeiramente nas áreas mais críticas e expandir para as demais de acordo com as necessidades do negócio.
Conheça as vantagens no uso desta tecnologia
· Melhoria do atendimento ao cliente: o modelo fornece uma diversidade de recursos que aumentam a interação e facilitam a resposta entre colaboradores e clientes em tempo real a partir de diferentes dispositivos como smartphones, tablets e computadores;
· Mais eficiência nas equipes de marketing e vendas: a integração facilita o relacionamento entre as equipes, além de permitir que os dois times acompanhem o comportamento, interação e engajamento dos leads, de forma prática, em uma única plataforma;
· Aumento da produtividade: com os dados da empresa em um servidor na nuvem, as operações se tornam mais ágeis, permitindo tarefas colaborativas, acesso rápido e a facilidade de trabalho remoto, pensando em tempos de home office durante a pandemia;
· Integração de informações: conecta todas as áreas da empresa, simplificando processos e facilitando as rotinas de seus colaboradores, que poderão atuar de modo mais estratégico;
· Mais previsibilidade: com a reunião de informações em uma plataforma integrada, as análises de resultado são mais precisas e tornam o processo de tomada de decisão mais eficaz e em menos tempo.
O SAP Business One é um ERP robusto que contempla todos os benefícios citados acima e que permite a gestão de informações pelo cloud por meio da plataforma HANA. Um banco de dados que foi desenvolvido para aplicativos que podem ser implementados com rapidez e em alta velocidade.
Fale com o consultor da b2finance, tire suas dúvidas sobre esse modelo de gestão e entre, definitivamente, para a Era Digital.