Banco Central autoriza transferência bancária pelo WhatsApp
Novidade, a transferência bancária pelo WhatsApp promete abrir novas perspectivas de redução de custos em serviços de pagamentos
Em 4/5, o WhatsApp anunciou a chegada do serviço de pagamentos no Brasil. A iniciativa permite que usuários do app façam transferências em dinheiro para familiares ou amigos, de forma gratuita e instantânea. O recurso será disponibilizado de forma gradual nas próximas semanas para usuários de todo o país.
O app de mensagens instantâneas, mundialmente conhecido, foi aprovado como “iniciador de pagamentos” pelo Banco Central em 30/3, e fará parte de uma operação financeira em parceria com operadoras já existentes no mercado.
Visa e Mastercard são as empresas autorizadas para intermediar estas operações que irão funcionar em dois arranjos de pagamento: transferência/depósito ou operações pré-pagas, formato em que o cliente faz recargas em dinheiro que pode ser utilizado por meio de uma carteira virtual.
Em nota, o Banco Central informou: “O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.
Quem poderá realizar a transferência bancária pelo WhatsApp?
O recurso será disponibilizado para usuários dos sistemas Android e iOS gradualmente para usuários do Brasil. Aqueles que receberem a função poderão convidar amigos e familiares para utilizarem o benefício.
Para isso, será necessário cadastrar um cartão de débito ou pré-pago no Facebook Pay. Cada pessoa poderá efetuar transações de até R$1 mil e receber até 20 transações com limite mensal de R$5 mil.
Para empreendedores, a função só estará disponível após habilitar, no WhatsApp Business, a função para receber os pagamentos de seus clientes. Nessa versão, não há limite máximo de transações que o comerciante pode receber pelas vendas de seus produtos ou serviços.
Em dezembro de 2020, o aplicativo chegou a mencionar que estava previsto o pagamento para empresas e pessoas. Porém, houve mudanças no lançamento do recurso e, agora, o serviço vai funcionar apenas para transferências entre usuários. De acordo com a assessoria do app, os pagamentos para comércio devem ser lançados posteriormente.
Qual será a tarifa para usar o serviço de transferência bancária pelo WhatsApp?
Nenhuma taxa será cobrada dos usuários que utilizarem este recurso.
Como fica a segurança do usuário?
Devido aos bancos precisarem de informações sobre cada pagamento, o WhatsApp Pay não utiliza criptografia de ponta-a-ponta. A empresa, no entanto, afirma possuir um sistema de armazenamento de dados avançado que coleta dados dos cartões em uma rede de alta segurança e separada de outras informações do aplicativo.
O recurso contará com integração ao PIX?
O WhatsApp informou que existe, sim, a intenção de integrar o recurso de transferências com o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Mas, de acordo com a empresa, a solução não deve estar disponível nesse primeiro momento.
“O aplicativo vai trabalhar com o BC para integrar o PIX aos pagamentos no WhatsApp. No lançamento, usuários poderão se cadastrar nos pagamentos no WhatsApp com um cartão de débito de algum dos bancos suportados ou parceiros de pagamentos”, afirma a assessoria.
Quando a funcionalidade estará disponível?
Embora o recurso já tenha sido aprovado, ainda não há uma data de disponibilização do recurso para os usuários do aplicativo. A assessoria do WhatsApp no Brasil informou: “estamos nos preparativos finais para liberar o recurso no país assim que possível”.
Atualizada em: 6/05/21 às 14h47