Com ou sem ERP? Entenda a diferença e os benefícios do SAP Business One
Usar ou não usar um ERP para administrar a minha empresa? Essa é uma das perguntas que líderes, CEOs e CFOs mais fazem a si mesmos em um determinado momento do crescimento de suas companhias.
A transformação digital mudou muito a maneira de lidar com a gestão empresarial. Automatizar processos é uma forma de garantir mais compliance e dar passos maiores rumo ao sucesso.
Mas, será que existem, de fato, diferenças entre aqueles que utilizam ou não um ERP para fazer a gestão de uma organização? A resposta é sim. Neste texto, vamos exemplificar e mostrar quais benefícios o SAP Business One pode agregar ao seus negócios.
Os módulos de um ERP podem ser aliados no crescimento e desenvolvimento da sua empresa. Especialmente para aquelas que precisam otimizar aspectos da gestão como organização, gestão de dados, finanças e redução de custos.
Para saber mais e entender melhor o assunto, acompanhe as dicas abaixo.
Conheça os benefícios do ERP SAP Business One para fazer a gestão de dados da sua empresa
Produtividade
Com um bom ERP é possível usufruir de um sistema inteligente que automatiza e organiza as informações mais importantes da sua companhia. Dessa forma, todas as pessoas que precisam ter acesso a esses dados poderão encontrá-los de forma rápida para tomarem decisões mais assertivas.
Sem o ERP gestores precisam de planilhas como as do Excel. O método, além de muito trabalhoso e, para certas empresas, um tanto antiquado, oferece riscos como: erros de digitação, retrabalho, incerteza na qualidade das informações e muita perda de tempo.
Ao utilizar o ERP na gestão de finanças da sua companhia, é possível automatizar notificações de alerta para que seus colaboradores não percam os prazos. Tanto dos clientes quando da organização. Além disso, o sistema garante maior controle de gestão como vendas, estoque e outras necessidades da sua equipe.
Um ponto importante é que, dessa forma, todo o time terá mais tempo para se dedicar a tarefas estratégicas e analíticas que podem fazer a diferença no desempenho da sua empresa.
Para companhias que não utilizam o ERP as desvantagens são muitas. Entre elas estão: atrasos em prazos, gastos exorbitantes e desnecessários, inadimplência, atraso no pagamento dos colaboradores, clientes insatisfeitos e muito mais.
Dados confiáveis com o auxílio de um ERP
Se você opta por um ERP além da confiabilidade das informações, uma das vantagens é atualizar os dados automaticamente e garantir precisão no processo.
Outro ponto crucial é que todas as informações estarão concentradas em uma única plataforma em vez de espalhadas em diferentes arquivos, muitas vezes, desatualizados.
Já o contrário, não utilizar o ERP, é aumentar as possibilidades de erros. Humanos têm muito mais chances de terminar as tarefas com dígitos errados ou, até mesmo, esquecidos. Principalmente se houver vários documentos que precisem ser revisados.
Aumento das vendas
Utilizando os módulos de um ERP é mais prático saber quais são seus clientes ativos e inativos. O recurso ainda permite disparar e-mails e construir uma base de dados sólida que auxilia no relacionamento com fornecedores de modo a ampliar sua carteira de clientes dentro da companhia.
Agora, se você não utiliza o ERP, está comprometendo uma das partes fundamentais da sua estratégia de vendas. Podemos acrescentar aqui que, se sua empresa realiza esse processo todo manualmente, até conseguir todas as informações que precisa, é provável que você perca inúmeras oportunidades de negócio.
Quer saber mais sobre o SAP Business One?
A b2finance tem uma equipe de consultores preparada para tirar todas as suas dúvidas. Estamos no mercado há cerca de 30 anos e somos especializados na implantação do SAP Business One.
Fale com um de nossos profissionais e entenda por que essa é a solução que sua empresa precisa.