Skip to main content

Como Empresas Inteligentes superam desafios financeiros?

01 outubro, 2020

As características por trás da concepção de Empresas Inteligentes vão de encontro à necessidade de superar desafios financeiros compatíveis com o momento que vivemos

O conceito de Empresas Inteligentes surgiu como uma luz para as organizações que buscam equilíbrio operacional e financeiro, visando a construção do futuro de seus negócios a partir do contexto do mercado atual e da crise do coronavírus, que trouxeram uma série de novos desafios para as companhias, incluindo a necessidade de ações assertivas para lidarem com um ambiente de incertezas econômicas e o redesenho de demandas nos planos da gestão do trabalho e da cadeia de suprimentos.

Mas quais os parâmetros que definem as Empresas Inteligentes e de que modo esta nova perspectiva contribui para a resiliência e adaptabilidade das organizações diante de um mercado em plena transformação?      




A jornada de transformação digital do mercado

Para responder a esta pergunta precisamos entender, primeiramente, de que modo a pandemia de COVID-19 impulsionou o movimento de transformação digital das empresas e quais os impactos previstos para as organizações que ainda não deram um passo decisivo em prol da digitalização.

Sobre este primeiro ponto, é interessante observar que, em meio ao cenário pandêmico, cerca de 70% das empresas pretendem aumentar ou manter seus investimentos em tecnologia.

Os dados são de estudo global divulgado no Portal CIO e indicam, ainda, uma ambição das organizações em satisfazer as necessidades de stakeholders internos, visando um retorno rápido e mensurável desse processo de digitalização.

Pensando no ambiente de negócios nacional, alguns segmentos como a indústria financeira e bancária tem tomado a dianteira nessa jornada de transformação digital.

Segundo pesquisa da Febraban divulgados esse ano, os bancos aumentaram em 48% seus investimentos em soluções tecnológicas, com destaque para o uso de inteligência artificial e recursos em prol do movimento de abertura bancária (open banking).

Por outro lado, empresas que seguem na contramão dessa transformação e não investem em ferramentas ágeis vem enfrentando perdas significativas ao longo dos últimos anos. E este impacto só deve aumentar diante do redesenho de mercado que estamos vivenciando.

O estudo Future Systems aponta que, empresas que não investiram de modo significativo em tecnologia tiveram perdas de receita anual de 15% em 2018 e devem enfrentar uma queda de 46% em seus ganhos potenciais até 2023.




A construção das Empresas Inteligentes

Dito isso, fica clara a importância de uma estratégia digital bem definida para as organizações que desejam não apenas superar os desafios financeiros que o mercado atual apresenta, mas também seguir em uma rota de crescimento sustentável para o futuro.

E essa definição de estratégias digitais está no core da construção de Empresas Inteligentes, as quais, por sua vez, precisam responder a cinco necessidades centrais com o suporte da inovação para que alcancem equilíbrio operacional e financeiro no presente e no futuro de seus negócios.




Dados preditivos para um cenário de alta imprevisibilidade 

A primeira delas envolve, propriamente, o entendimento do mercado, das tendências de consumo e de quais as transformações que o segmento de sua empresa vem enfrentando.

Em um cenário de alta imprevisibilidade, isso só é possível por meio de uma cultura data-driven, da implantação de tecnologias ágeis e do uso de plataformas de dados preditivos que auxiliem os gestores em seus processos de tomada de decisão.




O redesenho das cadeias de Supply Chain

A segunda necessidade diz respeito a absorção das mudanças na cadeia de supply chain e da adoção de ferramentas que auxiliem as empresas no seu planejamento e redistribuição de estoques, desenho de inventários e que, em suma, aumentem a visibilidade dos gestores sobre cada elo da cadeia. 

Tais ações são decisivas para que se evitem atrasos em entregas e a escassez de produtos; pontos estes que, por sua vez, se não forem atendidos com a máxima eficiência, trarão impactos financeiros cruciais e uma queda nos níveis de satisfação do cliente.

Ainda sobre as cadeias de supply chain, vale frisar que as empresas estão passando por um momento de forte alta das compras online e retração do varejo físico – basta pensar que vendas pela internet saltaram 209% no primeiro semestre em todo o mundo.

Neste sentido, ferramentas inteligentes que auxiliem no planejamento logístico das organizações são indispensáveis para que, por um lado, estoques não fiquem parados por falta de movimentação e, por outro, não haja escassez nas frentes de distribuição do comércio online. 




Centralidade no cliente e gestão da força de trabalho

A terceira questão diz respeito, justamente, a satisfação do cliente. Contar com plataformas que auxiliem as empresas a continuar entregando produtos com a máxima eficiência é um passo crucial para a fidelização de consumidores e para o ganho de novos clientes. 

Em um momento no qual empresas enfrentam desafios logísticos, a tecnologia entra como um fator diferencial para garantir o sucesso das estratégias direcionadas para a experiência do cliente e, consequentemente, como suporte que trará ganhos financeiros e expansão de mercado para os negócios. 

O penúltimo ponto que cerca a realidade das Empresas Inteligentes inclui uma gestão eficiente da força de trabalho, por meio de tecnologias para o gerenciamento da experiência e níveis de satisfação do colaborador, controle de produtividade e treinamentos remotos.

Afinal de contas, um time engajado e bem ambientado as rotinas híbridas de trabalho serão componentes de suma importância para suas estratégias de conquista de novos clientes, faturamento e objetivos de médio e longo prazo.




Gestão financeira em empresas inteligentes

Finalmente, a tecnologia assume também um papel decisivo na gestão financeira de seu negócio.

Para enfrentar o novo cenário do mercado, sua empresa precisará contar com departamentos integrados, planejamento da distribuição de recursos empresariais e funções analíticas e de machine learning que tragam mais previsibilidade para as suas finanças e ajudem o seu negócio a escalar, mesmo diante de um ambiente econômico desafiante. 

E este movimento pode ocorrer de modo muito assertivo e otimizado com o suporte da inovação e de sistemas robustos capazes de oferecer pleno suporte para a maturidade econômica de sua empresa.




O papel da tecnologia na superação de desafios financeiros para empresas inteligentes

Com tudo isso, é possível enxergar, claramente, o protagonismo que a inovação assume nesta jornada de superação de desafios financeiros.

Implementar uma cultura mais aberta para a tecnologia, que integre o trabalho de colaboradores com todo o potencial de ferramentas ágeis é, neste sentido, muito mais que uma escolha, uma demanda dos novos tempos.

Afinal de contas, para responder a um contexto de disrupção econômica, só mesmo uma mentalidade tecnológica disruptiva, abraçada por Empresas Inteligentes e inovadoras que guiarão o mercado do futuro.   

Empresa-Inteligente



Banner com um botão para baixar um ebook sobre como BPO e a tecnologia geram empresas inteligentes.

serviços sap