Skip to main content

Open Banking: conheça o modelo de negócios que chegou para simplificar processos no mercado financeiro

06 maio, 2021

Open Banking inclui o compartilhamento de informações entre prestadoras de serviços, bancos e varejistas.

Open Banking é um modelo de negócios que surgiu para facilitar processos financeiros. Também conhecido como “Connected Banking”, ele possibilita que o cliente tenha mais controle e flexibilidade com suas finanças.

O termo surgiu na língua inglesa e, em tradução livre, significa “banco aberto”. Apesar da palavra “open” (aberto, em língua portuguesa), não significa que o sistema seja falho com a  segurança, e sim uma representação da troca de informações bancárias digitais entre diferentes instituições que só pode ocorrer com a autorização do cliente.

Este conceito representa uma forma inovadora de oferecer uma gama maior de produtos e serviços aos usuários e está modificando os modelos de negócios utilizados pelos bancos que, desde o início, adotaram operações analógicas.

A novidade atua por meio de Interfaces de Programação Abertas (APIs), que são partes de programas disponibilizados para serem integrados em outras plataformas. Isso inclui o compartilhamento de informações entre prestadores de serviços, como bancos, varejistas, seguradoras e etc.
A medida já foi adotada em muitos países onde existe um trabalho que envolve bancos e demais instituições financeiras voltado à criação de novas soluções e serviços como os pagamentos por meio de e-wallets, também conhecidas como carteiras digitais.




Como funciona o Open Banking?

Basicamente, o Open Banking permite que cada cliente controle suas informações financeiras da maneira que achar mais conveniente.

Suponhamos que um cliente tenha uma conta no banco A, mas pretende abrir uma nova conta no banco B. Todos os dados referentes à sua conta e serviços prestados pelo banco A estarão disponíveis para o banco B.

Além de aumentar a competitividade entre diferentes instituições, esse movimento permite que novas fintechs ou startups surjam no mercado com propostas de soluções para os próprios bancos de forma a integrarem suas APIs.

Um exemplo prático é que, se aquele mesmo cliente citado anteriormente tem contas em dois bancos diferentes, ele precisaria de dois aplicativos para gerenciar suas transações. 
Com o Open Banking, essas novas startups podem criar um app que permita gerenciar contas de diferentes instituições. Ou seja, em vez de dois, bastaria apenas um aplicativo para resolver o que fosse necessário.






bpo

Quais são os benefícios para usuários do Open Banking?

  • Autonomia e liberdade com foco na experiência do cliente;
  • Diminuição na burocracia na hora de mudar de instituição financeira;
  • Compartilhamento de dados, produtos e serviços de forma prática e rápida;
  • Integração entre diferentes instituições e, consequentemente, entre diferentes contextos financeiros digitais dos clientes;
  • Maior competitividade entre bancos criando um ambiente com mais opções para o consumidor;
  • Possibilidade de customização dos produtos ou serviços financeiros de acordo com as necessidades do usuário;
  • Organização e a opção de agregar todos os produtos e serviços financeiros em um único ambiente.



Esse modelo de negócios é seguro?

Por ser algo novo, muito se questiona sobre a segurança do Open Banking. Mas, de acordo com especialistas, não há com o que se preocupar.

Um dos critérios para aprovar o lançamento deste novo formato no Brasil foi garantir a autenticidade, segurança e sigilo de todos os dados e informações compartilhados.

Outro ponto de destaque é que o utilizar o Open Banking não significa que o cliente terá todas suas informações públicas, e sim, que ele terá autonomia para levá-las para a instituição financeira que preferir, quando quiser.

Na Inglaterra o sistema já está sendo utilizado em testes. Para garantir que usuários não sejam prejudicados, criaram uma série de leis e regras que irão impedir o mau uso de todos os dados. No Brasil, muito provavelmente, o cenário será o mesmo.

O que se espera com a novidade é um mercado que atenda às necessidades do cliente de forma prática, eficiente, rápida e dinâmica.

CTA SAP Fale conosco

serviços sap