Skip to main content

Fundação Solidaridad aprimora gestão com SAP Business One

16 novembro, 2021

A Fundação Solidaridad, organização internacional da sociedade civil presente em 44 países, até pouco tempo, enfrentava um grande desafio: fazer uma gestão financeira eficiente de forma a manter todos seus processos claros e acessíveis. Por ser uma entidade que recebe recursos provenientes de doações, muitas vezes, precisa prestar contas por meio de auditorias.

Para solucionar esse problema, a Fundação Solidaridad buscou nosso auxílio, aqui na b2finance, para implementar o software de gestão empresarial SAP Business One, considerado o melhor ERP do mundo para empresas em crescimento.

A organização atua, há mais de 50 anos, no desenvolvimento de cadeias produtivas socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis na agropecuária e mineração artesanal. Aqui no Brasil, desenvolve projetos de algodão, cacau, café, cana-de-açúcar, erva-mate, laranja, pecuária e soja.

Administrando tantos projetos com recursos financeiros alocados, especificadamente, a cada um, o trabalho para organizar tudo em planilhas e preenchê-las manualmente era muito suscetível a erros. Ao perceberem esse problema, optaram por buscar uma solução que automatizasse o processo afim de garantir transparência e compliance.

“A probabilidade de fazermos anotações equivocadas ou mesmo realizar pagamentos em duplicidade era grande”, lembra o Diretor de Operações da Solidaridad, Celso Martini. E ele ainda destaca: “a planilha, que demandava anotações manuais constantes, foi substituída por um sistema 100% auditável, e que reúne, em um único lugar, as aprovações dos pagamentos, contratos, notas fiscais e, muito mais”.

Com uma implementação recorde concluída em 2 meses, a Fundação Solidaridad, com o respaldo e funcionalidades do SAP Business One, adotou uma nova forma de trabalho que automatiza processos contábeis, fiscais e financeiros e reduziram a, praticamente, zero as chances de erro.

“Hoje, temos muito mais clareza nas informações. Cada doador recebe relatórios periódicos, informando exatamente onde seu dinheiro está sendo investido. Assim, ele fica ciente do impacto positivo de sua doação”, afirma Martini.

Com nosso apoio e experiência de mais de 27 anos na área de Business Process Outsourcing (BPO), o processo de implementação se concretizou com sucesso. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho da consultoria. Apesar da dimensão do projeto, tudo correu bem, de forma tranquila. Certamente recomendarei a empresa”, enfatiza o diretor.

Para o cofundador da b2finance, Renato Halt, o processo trouxe aprendizados. “Foi um projeto muito gratificante para nós, que nos permitiu destacar a importância de um processo bem estruturado de gestão financeira, especialmente dentro de uma organização sem fins lucrativos”, lembra.

Agora, com novas perspectivas, de acordo com o Controller da Fundação, a Solidaridad se prepara para potencializar seu trabalho. “Pretendemos abrir novas oportunidades, buscando mais doadores para a nossa causa. Temos um propósito claro para a inclusão socioeconômica de pequenos agricultores. Vamos trabalhar fortemente para que as comunidades recebam cada vez mais investimentos, contribuindo cada vez mais para um setor tão importante para a economia mundial”, finaliza.

serviços sap