Conheça o cashback e saiba tudo que precisa sobre este modelo de recompensa
Com crescimento elevado entre os consumidores, cashback é uma das novas tendências de consumo no mundo
O cashback é um programa de recompensa que reembolsa o cliente com parte do valor gasto em suas compras. O termo original é do Inglês e significa, em tradução livre, “dinheiro de volta”.
O sistema utiliza uma plataforma, aplicativo de pagamentos ou um site específico para fazer uma compra em que o cliente possa receber de volta uma parte do dinheiro que foi gasto.
O modelo chegou ao mercado como uma alternativa a outros programas como os acúmulos de pontos em cartões de crédito e está se tornando, a cada dia, mais popular em sites de e-commerce no Brasil.
Nos últimos seis meses, o programa registrou um salto na popularidade. Dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil mostram que para 42% dos consumidores, a modalidade que mais apreciam na hora da compra é o cashback.
Onde surgiu esse programa de recompensa?
A modalidade surgiu nos Estados Unidos, em 1998, e foi criada pela empresa americana Ebates. No entanto, o programa se tornou conhecido em 2014, quando a Rakuten comprou o sistema em uma transação que movimentou, aproximadamente, um bilhão de dólares.
No Brasil, o programa chegou em 2007 por meio da Compra3 e, naquele período, rendeu cerca de 600 mil clientes para a empresa e mais de um milhão de reais em faturamento. Porém, o método só se popularizou no país em 2011 com a Méliuz, modelo em que as lojas pagam para anunciar seus produtos e serviços no app, e a empresa devolve parte do valor pago pelo cliente que efetua a compra.
De acordo com o último levantamento realizado pelo Sebrae, até 2019, mais de 6,4 milhões de estabelecimentos estavam cadastrados nos programas de cashback no Brasil.
Como o cashback funciona?
Ao realizar uma compra, o consumidor recebe parte do valor gasto de volta. A quantia pode ser devolvida em alguma conta específica de programa de cashback ou na conta do próprio cliente.
Por direcionar o consumidor a um site parceiro, a empresa de cashback ganha uma comissão. Algo similar aos anúncios pagos na internet. A empresa consegue um comprador para o e-commerce que, por sua vez, paga por essa indicação. Parte do dinheiro é dividido com o usuário e, assim, acontece a recompensa.
A quantia reembolsada varia de acordo com as regras estipuladas pela empresa de cashback ou pela loja onde o cliente realiza suas compras. Estas regras variam de uma loja para outra, mas o princípio é sempre o mesmo.
O valor pode ficar disponível para utilizar em outros estabelecimentos, dependendo da política de reembolso, ou na empresa onde foi efetuada a compra. O benefício está disponível para diferentes modalidades de compra como cartão de débito, pagamento de contas, sites de e-commerce e outros tipos de lojas.
É importante ressaltar que o cashback não é um sistema de descontos e também é diferente de um programa de milhas.
Quais são os benefícios desse programa?
O uso deste sistema de recompensa beneficia a todos. Lojistas, parceiros, clientes e anunciantes. Confira, abaixo, alguns dos principais motivos que podem ajudar e entenda se vale a pena ou não utilizar.
· Aumento da visibilidade do seu negócio – o modelo pode ser uma excelente forma de divulgar seus serviços/produtos que ganharão mais atenção;
· Maior base de clientes – a tendência é que o cashback faça com que seus clientes indiquem sua loja para outras pessoas. Consequentemente, você terá uma quantidade maior de consumidores;
· Crescimento no número de vendas – com o aumento de clientes, aos poucos, é provável que você venda mais porque os clientes falarão com mais frequência dos benefícios que você oferece;
· Fidelização dos clientes – embora não seja uma estratégia de fidelização, o fato de oferecer o cashback como benefício faz com que seu público queira consumir mais porque sabe que será recompensado;
· Melhor entendimento do seu público-alvo – ao efetuar o cadastro, seu cliente fornecerá informações que podem ser úteis para entender comportamento e suas preferências.
Assim como o sistema de pagamento instantâneo, o cashback traz novas possibilidades para o mercado. Além de aumentar a satisfação dos clientes, cria um sistema de benefícios que movimenta a economia e se consolida como mais uma tendência de consumo.