Conheça cinco obstáculos financeiros que empresas em crescimento enfrentam em suas jornadas
Os obstáculos financeiros são pontos de atenção para empresas em crescimento. Neste cenário, o fechamento financeiro é um dos mais importantes aspectos. A tarefa consiste na revisão de todas as despesas da empresa sejam executivas ou gastos com colaboradores da organização.
Ele cumpre a função de apresentar a posição financeira em que a companhia está, garante a declaração dos rendimentos e realiza a demonstração dos fluxos de caixa.
Além disso, é um aspecto fundamental para que as organizações entendam seu momento, sejam mais ágeis na tomada de decisões e possam se adaptar a novos modelos de negócios. Não apenas se adaptar, mas fazer isso com velocidade.
Quando essas mudanças não acontecem, as organizações se deparam com problemas e crises financeiras que acabam, inevitavelmente, resultando em erros muitas vezes irreversíveis. O resultado, na maioria dos casos, é a descontinuidade do negócio em decorrência dos obstáculos financeiros.
Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil contabilizou mais empresas que fecharam do que abriram no período de 2013 a 2017. Neste intervalo mais de 300 mil organizações interromperam o funcionamento em decorrência da má gestão.
Pensando nisso, elencamos os principais obstáculos financeiros que empresas em crescimento mais enfrentam em suas jornadas.
1 – Falta de estrutura e padronização nas operações contábeis
Para que as empresas cresçam de forma estruturada, é necessário desenvolver medidas estratégicas. Quanto mais bem estruturados e padronizados os processos, mais fácil será fazer a gestão. Nesse caso, uma das melhores opções é optar por uma solução financeira que facilite o trabalho e garanta agilidade nas entregas.
2 – Pressão para entregar os fechamentos do mês
As decisões mais importantes de uma organização dependem dos fechamentos financeiros e, por isso, se espera que esses resultados sejam entregues o mais rápido possível. Essa pressa pode ocasionar problemas sérios tornando as análises ainda mais passíveis de erros. A pressa é a inimiga da perfeição.
3 – Imprecisão nos dados
Para que seu fechamento financeiro seja preciso, você precisa de uma equipe qualificada, que verifique e reúna dados de todos os departamentos da empresa. Se um dado estiver errado, ele pode impactar negativamente seus resultados e causar inconsistências em toda a empresa. Um Enterprise Resource Planning (ERP), além de facilitar a administração dessas informações, vai garantir mais agilidade e menos trabalho para a sua equipe.
4 – Ausência de integração gera obstáculos financeiros
As planilhas podem funcionar até determinado momento. A partir daí, você vai precisar de um sistema que integre todas as suas informações e que evite atrasos, dados que não se comunicam e que agilizem os processos de análise.
5 – Falta de automações
Que tal automatizar processos que, manualmente, podem ocasionar mais erros e lentidão? A automação pode ser uma grande aliada e garantir mais segurança às suas transações. Os recursos vão desde serviços de Robotic Process Automation (RPA) até Inteligência Artificial (IA). Usufrua dos benefícios que a tecnologia pode proporcionar.
Como você pode perceber, são muitos detalhes que fazem a diferença nos resultados do seu negócio. A melhor solução é utilizar um sistema de gestão que cumpre muitos dos requisitos necessários para garantir entregas de qualidade no seu fechamento financeiro. Outra opção é o serviço de outsourcing que terceiriza todo o seu processamento contábil, fiscal, financeiro e até de folha de pagamento.
A b2finance é especializada em Business Process Solutions (BPS) e também na implantação de SAP Business One, ERP considerado o melhor sistema de gestão empresarial do mundo. Nós podemos ajudar você a transformar seu negócio em uma empresa inteligente. Está na hora de sua empresa ganhar o espaço de destaque que ela merece.
Se quiser saber como, fale com um de nossos consultores.