Como implementar cibersegurança nas operações da sua empresa?
Nos últimos anos, a cibersegurança se tornou um aspecto fundamental nas grandes empresas. Proteger sistemas, dados e as informações é tarefa indispensável para qualquer negócio que queira manter seu posicionamento estratégico livre de ameaças.
De acordo com uma pesquisa sobre segurança cibernética da Fortinet, em 2020 o Brasil foi vítima de mais de 8 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos. Esse número representa aproximadamente 20% dos casos em toda a América Latina, que alcançam 41 bilhões de ataques.
Para saber mais sobre esse assunto, acompanhe os próximos tópicos deste artigo.
O que é cibersegurança?
A cibersegurança é uma prática que tem o objetivo de proteger sistemas virtuais, redes e programas de ataques digitais. Em sua maioria, eles têm como finalidade, acessar, alterar, coletar ou destruir informações confidenciais valiosas. E, em alguns casos, extorquir dinheiro dos proprietários desses dados.
Qual a importância da cibersegurança nos dias de hoje?
De acordo com informações da Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação, uma em cada quatro empresas brasileiras sofre, pelo menos, um ataque virtual por ano. Portanto, a única forma de conter esse tipo de ação que coloca em risco a vida e as informações das empresas é investir em medidas de segurança para evitar prejuízos causados por ataques cibernéticos.
Cibersegurança no mundo
Ainda que os números sobre o assunto sejam melhores no mundo que no cenário nacional, no mundo as estatísticas são preocupantes.
Em 2020, cerca de 690 milhões de pessoas, de 21 países que fazem parte da pesquisa citada acima, sofreram ataques por crimes digitais. O número equivale a aproximadamente 125 bilhões de dólares em perdas financeiras em apenas um ano.
O tema já é pauta nas discussões do Fórum Econômico Mundial e a expectativa é de que cada vez mais haja esforços por parte das corporações de todo o mundo a entenderem, capacitarem seus colaboradores e tratarem o assunto com a seriedade que ele exige.
Confira 5 formas de implementar cibersegurança na sua empresa
1 – Prioridade
Reconheça a cibersegurança como uma prioridade nos negócios. Enquanto não houver esse olhar para a segurança dos dados, companhias e pessoas estarão vulneráveis. Entenda os riscos, tome decisões estratégicas e elimine possíveis ameaças.
2 – Governança
Se a sua empresa não possui um diretor de segurança cibernética, contrate-o. Ele será o responsável por definir estratégias, por tomar as decisões mais adequadas em casos de risco e por assumir as responsabilidades pela resiliência cibernética da empresa. Este profissional é um dos indispensáveis em qualquer estratégia geral de negócios.
3 – Cultura
A cultura de ciber-resiliência exige três elementos fundamentais: pessoas, processos e tecnologia. Erros humanos podem causar grandes transtornos em casos de violações de segurança. Portanto, certifique-se que sua equipe é bem treinada e preparada para lidar com diferentes casos de segurança cibernética. Outro ponto: a liderança precisa estar disposta a implementar mecanismos que promovam responsabilidade pela resiliência cibernética em todos os níveis da empresa.
4 – Força de trabalho
Um dos maiores motivos dos problemas que as empresas enfrentam em segurança cibernética é a falta de profissionais qualificados. É essencial que as empresas invistam no recrutamento e na promoção de colaboradores capacitados. Uma alternativa interessante é que profissionais façam a transição de carreira para a área de segurança cibernética.
5 – Colaboração
Infelizmente, o crime cibernético é um negócio que afeta empresários do mundo todo. Uma forma de contornar esse problema é a colaboração entre atores público-privados em um âmbito mais amplo. Trata-se de um assunto de cooperação estratégico-cultural.
Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog b2finance e siga nossos perfis nas redes sociais.