Skip to main content

Entenda o que é ESG e saiba qual a sua importância para as empresas

18 maio, 2021

Popular desde 2020, o conceito de ESG é fundamental para organizações que pretendem construir um mundo mais justo

Embora tenha ficado popular em 2020, a sigla ESG é comentada há alguns anos no mundo corporativo. O assunto é pauta, principalmente, entre gestores e líderes que se preocupam em construir um mundo mais justo e responsável.

Foi-se o tempo em que uma empresa deveria se preocupar apenas com seus lucros e com o próprio sucesso. Refletir sobre os impactos no meio ambiente, pensar em responsabilidade social e encontrar melhores práticas na governança é uma obrigação nos dias atuais.

Além de apresentarem ótimos resultados a longo prazo, o ESG também é um dos critérios avaliados por investidores.

Entenda melhor este assunto em nosso artigo.

 

O que é ESG?

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance ou, em tradução livre, Ambiental, Social e Governança. Os termos são utilizados para mensurar as práticas ambientais, sociais e de gestão das organizações.

De forma mais clara, as palavras remetem a companhias comprometidas com os melhores exemplos de gestão com um funcionamento mais sustentável que inclui aspectos econômicos, gestão de riscos e que, a longo prazo, geram resultados mais satisfatórios.

A sigla surgiu em 2005 no relatório “Who Cares Wins” (Ganha quem se importa, na tradução), iniciativa organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reuniu 20 instituições financeiras de diferentes países, entre eles o Brasil.

O objetivo foi criar orientações e sugestões sobre como inserir aspectos ambientais, sociais e de governança na gestão de grandes empresas.

Segundo o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), desde o surgimento da métrica, no fim de 2005, até o primeiro semestre de 2020, houve um aumento de 257% no número de empresas preocupadas com boas práticas sustentáveis.

 

Qual é o significado de cada uma das letras de ESG e a que estão relacionadas?

Cada uma das letras envolve uma série de características. Confira a seguir:

  • Environmental (Ambiental): a primeira palavra da sigla está associada às práticas ambientais e à sustentabilidade. Entre elas, a forma como a empresa se preocupa em reduzir o impacto no meio ambiente, seus cuidados com o aquecimento global, com a emissão de gás carbônico na atmosfera, o uso dos recursos naturais, eficiência energética e a gestão dos resíduos que a companhia produz;
  • Social (Social): o termo social diz respeito à forma como a organização se relaciona com a sua cadeia: colaboradores, parceiros e clientes. Atrelados a este aspecto estão: inclusão e diversidade, direitos humanos, privacidade e proteção de dados, relações de trabalho, relação da empresa com as comunidades, treinamento, força de trabalho e engajamento dos funcionários;
  • Governance (Governança): por fim, a última letra da sigla está voltada às melhores práticas de gestão corporativa. Dentro do tema é possível destacar a ética e a transparência, diversidade no conselho da organização, estrutura dos comitês fiscal e de auditoria e política de remuneração da alta administração da companhia.
 

Por que este conceito é importante para investidores?

Segundo gestores de grandes companhias, as empresas que atuam de acordo com o ESG possuem menor risco de se envolverem em fraudes, processos trabalhistas e outros tipos de ações jurídicas.

Isso, para aqueles que pretendem investir é positivo, pois isso significa que a empresa é idônea e, consequentemente, mais confiável no mercado financeiro.
Estas organizações estão chamando a atenção de grandes investidores no mundo todo, principalmente pelo novo consumidor que, atento a essas características, aposta em empresas sustentáveis e que acreditam em um futuro melhor.

serviços sap