Skip to main content

As principais tendências do setor energético para os próximos anos

24 junho, 2021

Crescimento no setor energético indica possibilidades de investimento e potencialidade do Brasil na produção de energia limpa

Quando o assunto é energia renovável, o setor energético apresenta uma série de tendências que estão se intensificando em decorrência da preocupação com o meio ambiente. 

A cada dia, aumenta a necessidade de grandes empresas utilizarem fontes de energia renováveis e, como resposta, surgem novas possibilidades no mercado para ampliar a variedade de opções para aqueles que desejam investir em um futuro mais sustentável.

Embora alguns modelos tenham despontado e, por seu histórico, possuam um caminho mais favorável, o professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), Marcos Crivelaro, comenta que há outras tendências que devem ser consideradas.

Acompanhe!




Energia maremotriz (ou ondomotriz)

Entre as opções do setor energético, a energia maremotriz é a que os estudiosos mais pesquisam. Sua eletricidade pode ser obtida por meio das ondas, da temperatura da água, do teor salino e das correntes marítimas.

Diferente da estrutura de um navio que precisa de estabilidade, por exemplo, os modelos de captação de energia maremotriz necessitam do movimento das águas. Segundo o professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade de São Paulo (USP), em todos os modelos deste tipo, existe uma peça que, ao ser estimulada pelo movimento, se move sobre um ímã ao redor de uma bobina e gera a energia elétrica.

De acordo com Crivelaro, considerando o litoral do Brasil, a capacidade de produção energética do país é de 87 gigawatts (GWs) que correspondem a 20% da capacidade total instalada no País.




Filmes Orgânicos Fotovoltaicos e sua versatilidade

A captação de energia solar é uma das mais conhecidas. Pode ser obtida por meio de placas fotovoltaicas, muitas vezes pesadas e que possuem um custo elevado. No entanto, surgiram os Organic Photovoltaic (OPV) ou, em língua portuguesa, Filmes Orgânicos Fotovoltaicos.

O OPV é um filme fino, tipo painel da terceira geração de captação solar, com 1mm de espessura. Por meio dele é possível ter maior absorção de luz solar, é leve, baixo custo, é reciclável, flexível e com pegada de carbono que pode ser 20 vezes menor que outros modelos.

É considerada a tecnologia solar mais sustentável no setor energético. Em virtude de todos estes aspectos é adequado até mesmo para geração de energia em ambientes internos, porque pode converter luz em energia até com baixa luminosidade.




Energia Heliotérmica e seu potencial para o setor energético

A Energia Heliotérmica, Energia Termossolar ou Concentrating Solar Power é aquela obtida por meio dos raios solares de forma indireta. Ela é coletada a partir de placas solares, como espelhos, vidros coletores ou heliostatos, que refletem os raios de sol acumulando o calor em um único ponto.

Esse mesmo calor é responsável por aquecer um líquido que produz o vapor que movimenta uma série de turbinas. Ao se movimentarem, acionam um gerador que converte calor em energia elétrica.

Esse modelo é adequado para regiões onde há pouca presença de nuvens, terrenos planos e é ideal para determinadas regiões do Brasil em virtude das poucas chuvas e calor elevado. Outro ponto relevante é que esse é um tipo de energia que pode ser armazenada em depósitos térmicos.




Energia eólica: uma das mais promissoras do setor energético para a produção de energia limpa

De todos os modelos do setor energético, a Energia Eólica é a segunda maior fonte de eletricidade do Brasil. Cerca de 14% de toda a energia gerada no País é proveniente dos aerogeradores ou moinhos de vento existentes em várias regiões brasileiras.

Ao todo, são 15 GW de capacidade instalada que podem fornecer 14% de toda a eletricidade utilizada no Brasil.

Entre as vantagens desta fonte de energia estão a diminuição de combustíveis fósseis, redução de dióxido de carbono na atmosfera, ainda que sua instalação seja mais difícil, tem ótima rentabilidade de investimento e é responsável pela geração de empregos nas regiões onde há aerogeradores.




Energia limpa para um futuro mais sustentável

Para o segundo semestre de 2021 e para os próximos anos, haverá um crescimento das fontes de energia renovável. A energia solar deve ser o grande destaque do setor. Espera-se que, até o fim de 2021, aconteça a instalação de mais de 170 mil novos sistemas de energia solar.

Privilegiado por seu ecossistema e variedade de recursos naturais, aproximadamente 80% da energia consumida no Brasil é de origem renovável. A média mundial está em torno de 20%, o que indica a potência que o País tem em termos de produção de energia limpa. Muito mais que uma “Onda Verde”, essas tendências representam fontes de investimento, crescimento econômico e um caminho rumo a um futuro mais responsável e sustentável.

Empresa-Inteligente
CTA SAP Fale conosco
serviços sap