Como um backoffice eficiente impacta na área de logística
Quando se pensa em otimizar os processos logísticos para deixá-los mais ágeis e com melhor custo-benefício, é comum que logo venha à mente a melhoria das funções operacionais, como transporte, armazenamento e movimentação. Contudo, cada vez mais importante, a logística não se limita somente a isso, ela se tornou uma área estratégica que envolve desde o planejamento até a entrega dos produtos, integrando diversas áreas da organização. Ou seja, uma logística eficiente começa no setor administrativo.
Portanto, a tarefa é desenvolver um backoffice preciso para uma operação sempre pontual. Para isso, a tecnologia é a palavra-chave para conquistar mais controle e rastreabilidade entre as áreas e processos de uma empresa. Os softwares ERPs têm sido a principal transformação nesse sentido, capazes de atender às necessidades de digitalização operacional, maior controle e governança para o dia a dia. Na prática, isso significa garantir que todos os recursos e produtos necessários estejam disponíveis nos locais corretos e na hora certa.
Além disso, tomando como exemplo a solução SAP Business One que, segundo pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), abarcava 33% do mercado de ERPs no Brasil até 2021 e 50% quando se trata de empresas de grande porte, representa a simplificação de processos, facilitando a rotinas os colaboradores para maior produtividade com o que realmente importa. Para gestores, tomadas de decisão respaldadas por dados inteligentes atualizados em tempo real. Em um cenário em que cada minuto importa, significa trocar a dúvida pela certeza.
O impacto que um software com todas as funcionalidades de um ERP robusto traz para o backoffice logístico pode ser mensurado em preparação, agilidade e custo-benefício. Tudo começa com a capacidade de realizar um planejamento adequado e controle preciso do estoque. Com o software, a possibilidade de um cliente não encontrar o que busca é inexistente, a solução administra e melhora desde o controle de picking até embalagens, transações do estoque, gestão de todos os itens, localização dos produtos, preços e muito mais.
Para a agilidade, a combinação entre fluxo de trabalho otimizado e diminuição dos processos burocráticos facilita muito o trabalho da equipe logística. Geralmente, o fluxo ineficiente de trabalho gera atrasos nos prazos e até perdas financeiras. Com a automação das atividades pelo sistema, todas as etapas são organizadas em um processo lógico e ausente de erros manuais, além disso, o software fornece indicadores de desempenho (KPIs) com relatórios que permitem identificar e solucionar problemas com rapidez. Sem esquecer que tudo precisa estar de acordo com a legislação fiscal e tributária, outra tarefa que a solução lida.
Todos estes pontos apoiam a economia de recursos, mas é impossível falar de logística eficiente sem a minimização dos riscos no transporte de produtos. Com os módulos integrados de Transportation Management System (TMS) e Aliança Transporte Multimodal (ATM) de SAP Business One permitem cuidar dos automóveis e caminhões, planejar as rotas, e unificar a emissão dos documentos fiscais em uma única plataforma. Os gestores podem acompanhar os entregadores em tempo real por meio de câmeras de segurança e controlar a temperatura dos produtos a partir do escritório. Assim, ajustando esses detalhes na retaguarda com inteligência, é possível acelerar na ponta.
Por André Melo – Head de Soluções SAP na b2finance