Skip to main content
,

4 ações em áreas estratégicas para reinventar seu modelo de negócio

27 outubro, 2020

Inseridas em um cenário de recuperação econômica, as empresas precisam encontrar meios factíveis de reinventar o modelo de negócio utilizado, e a tecnologia surge como uma aliada estratégica extremamente valiosa

Contornar situações adversas não é fácil. Existem variáveis que fogem do poder das empresas e colocam em cheque planejamentos estratégicos com pouca adesão interna.

No entanto, mesmo com tantas dificuldades que, de fato, são persistentes e exigem uma atenção cirúrgica por parte dos gestores, algumas medidas favorecem à recuperação do quadro empresarial e apontam para um futuro muito mais promissor do que se imagina no momento.

Por isso, reinventar o modelo de negócio implementado pode ser o grande diferencial para que a organização retome o caminho do sucesso.

Mudanças não devem ser encaradas sob uma ótica negativa. Através da inovação, o leque de possibilidades em que a empresa centraliza suas ações, torna-se flexível e adaptável, capaz de corresponder a demandas externas que não deixarão de ocorrer.

Ao redor do mundo, todos estão pensando em como poderão deixar um período problemático para trás e retornar ao prestígio de posicionamentos consolidados no mercado. Isso depende, principalmente, de iniciativas voltadas para mudanças pontuais no que diz respeito às operações internas. 

Nesse sentido, é possível destacar tópicos determinantes para a reinvenção do modelo de negócio e que devem pautar o cotidiano das organizações.




1. Qual é a relação do modelo de negócio com a receita?

Ter agilidade para recuperar um status de receita minimamente aceitável, que possibilite a superação de obstáculos passados e pavimente um caminho de destaque entre os concorrentes, é certamente um dos objetivos a ser traçado para os próximos meses.

A avaliação constante do que está ou não funcionando é uma prática primária e que se somada à otimização de processos, abre espaço para que as pessoas trabalhem melhor.

A tecnologia, ao substituir sistemas manuais e modificar o papel humano no ambiente de trabalho, provoca uma verdadeira aceleração de análises e referenciais para melhores decisões.

Como resultado dessa movimentação inovadora, a empresa passa a atuar de forma adaptável, sustentada por um ecossistema que proporciona respostas rápidas de receita.

Outro benefício se evidencia no poder de identificar grandes oportunidades de receita. Com o levantamento de dados relevantes e a instauração de uma cultura corporativa orientada à inteligência analítica, o gestor terá facilidade para visualizar novas fontes de receita, e após a detecção, essas devem ser priorizadas com rigor e comprometimento, para que o reflexo financeiro seja realmente sentido no lucro do negócio.

Em nosso artigo “Como Empresas Inteligentes superam desafios financeiros”, apontamos o trunfo de empresas inteligentes para a superação de desafios financeiros!




2. Operações fragilizadas prejudicam retomada

Adaptar-se rapidamente é uma característica indispensável em tempos de adversidade e incerteza.

Com a mudança na perspectiva do cenário empresarial e a retomada da normalidade, preservar esse aspecto operacional é sinalizar positivamente para cada vez mais produtividade e conectividade no ambiente de trabalho.

Organizações bem-sucedidas e amadurecidas em termos de inovação continuarão a redesenhar o modelo de negócio de acordo com a aceleração digital da cadeia de suprimento, do início ao fim, sem exceções. 

O alto nível de resiliência nas operações não só fomenta uma cultura de profissionais preparados para trabalhar em um certo grau de reatividade, como introduz a organização na Indústria 4.0 de forma que a mesma tenha os artifícios necessários para aumentar a transparência de seus procedimentos e reduzir os gastos com questões secundárias e de pouco valor estratégico.




3. A importância de se repensar modelo de negócio

A etapa de tomada de uma decisão final deve ser resultado de uma série de medidas realizadas com o respaldo tecnológico e a participação ativa dos colaboradores.

Muitos líderes têm refletido sobre como uma rede de equipes dinâmicas é uma alternativa eficaz para reconectar os circuitos de modo ágil e assertivo.

Em uma empresa cuja margem para erros críticos é enxuta e todo detalhe tem sua importância, a presença da máquina mostra-se ainda mais decisiva.

A implementação de um sistema de gestão, sob a figura do ERP, permite ao gestor reformular a estrutura organizacional em sua totalidade, automatizando processos e oferecendo referências analíticas em prol de uma melhor compreensão sobre os anseios do público consumidor e as mudanças do segmento que se procura atingir.

Com essa geração de insights institucionalizada no modelo de negócio, a tecnologia poderá revolucionar a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Os ganhos são numerosos e catalisam que há de mais vantajoso no avanço tecnológico. 




4. Meio digital como ponte para a reinvenção

Quando situações adversas batem na porta das companhias, a migração para novas tecnologias surge como uma ótima opção de contenção para a grande parte do empresariado.

No entanto, enganam-se os que julgam o fator tecnológico como um agente emergencial, sem maiores perspectivas operacionais.

Para repensar a jornada dos usuários e consolidar uma abordagem eficiente quanto ao uso e armazenamento dos dados, a modernização proposta pela transformação digital corresponde ao objetivo principal trabalhado nesse artigo.

É simplesmente inconcebível apostar em uma reinvenção do modelo de negócio sem considerar a abrangência de plataformas automatizadas e como elas são importantes atualmente. 

Não se trata de um investimento secundário ou que pode ser postergado. É iminente a necessidade de se digitalizar etapas e otimizar processos, redirecionando o papel humano para o cumprimento do protagonismo que todo profissional deseja exercer.

Para os que se enquadram no setor de serviços, no qual a jornada de entrega e fidelização é tão essencial quanto à qualidade do serviço em si, ignorar o fenômeno digital está fora de cogitação.

Por fim, deve-se enxergar com bons olhos qualquer iniciativa que contrarie a tão aconchegante zona de conforto. Mesmo com a melhora gradual do cenário econômico, o mercado permanecerá em constante evolução, assim como os próprios consumidores.

Reinventar o modelo de negócio é compreender que sua empresa deve se manter alinhada com um futuro de oportunidades únicas para os que ousam deixar o lugar comum. 

Qual é a sua opinião sobre a importância de se reinventar o modelo de negócio? Sente que sua empresa está preparada para conduzir uma mudança dessa magnitude? Deixe seu comentário!

Empresa-Inteligente



Folder em fundo azul claro para download de um ebook sobre o cenário mercadológico pós-pandemia
serviços sap